quinta-feira, 19 de abril de 2012

# Comportamento # Espiritual

As Três Peneiras

Hoje me lembrei de uma história muito bacana e quis postar ela aqui no blog, reflitam nela.

As três peneiras

Olavo trabalhava numa grande empresa e foi transferido de projecto. Logo no primeiro dia, para ficar bem visto pelo novo chefe, saiu-se com esta:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele…

Nem chegou a terminar a frase, pois Juliano, o chefe, replicou de imediato:

- Espere aí, Olavo. O que me vai contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Três peneiras? Que peneiras, chefe?

- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem a certeza de que esse facto é absolutamente verdadeiro?

- Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que…

E, novamente, o Olavo foi interrompido pelo chefe:

- Então a sua historia já falhou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. Você gostaria que os outros também dissessem a seu respeito aquilo que você me vai contar?

- Claro que não! Deus me livre, chefe – disse o Olavo, assustado.

- Então, – continuou o chefe – a sua historia falhou a segunda peneira.

- Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário contar-me esse facto ou até mesmo divulgá-lo a terceiros?

- Não, chefe. De facto, passando pelo crivo dessas peneiras vi que não sobrou nada do que eu iria contar-lhe – disse o Olavo, surpreendido.

- Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? disse o chefe, que continuou:

- Da próxima vez que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo destas três peneiras: VERDADE – BONDADE – NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de o divulgar, porque:

AS PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDEIAS,

AS PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS,

E AS PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow Us @soratemplates